• O INSTITUTO

  • ESPECIALIDADES

  • PATOLOGIAS

  • EXAMES

  • CONVÊNIOS
  • CIRURGIAS

  • UNIDADES

  • CONSULTA
  • PUBLICAÇÕES

Cirurgia Refrativa - ICOL - Instituto Colodetti de Oftalmologia

Cirurgia Refrativa

Uma das cirurgias dos olhos mais conhecidas é a Cirurgia Refrativa. É um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação, pois é feita através de um equipamento chamado Excimer Laser que utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia. 

Este tipo de cirurgia a laser pode ser realizada através do modo PRK ou do LASIK, dependendo da indicação para cada paciente. O uso do laser torna a cirurgia rápida e com alto grau de precisão, permitindo o retorno em poucos dias às atividades sociais e profissionais. Aparelhos de última geração associada à experiência do oftalmologista especialista em Cirurgia Refrativa tornam esta cirurgia segura e eficaz.

Durante a cirurgia refrativa a movimentação do olho é monitorada por um sistema rastreador chamado Eye Traker, o qual faz com que o laser seja aplicado no local correto, mesmo quando ocorrem pequenos movimentos oculares involuntários.

Antes de se submeter à cirurgia refrativa é necessário realizar um estudo completo do olho a ser operado com oftalmologista especialista em cirurgia refrativa: refração adequada, topografia e estudo de paquimetria da córnea, mapas paquimétricos e de superficial anterior e posterior da córnea, avaliação do cristalino, estado da retina, pressão intra-ocular, entre outros.

Alguns critérios devem ser respeitados para a indicação da cirurgia refrativa, como o exame do grau dos olhos ( miopia, astigmatismo e hipermetropia) estável por pelo menos 1 ano; idade minima de 21 anos; interrupção do uso de lentes de contato gelatinosa por pelo menos 1 semana e se forem rígidas por um mês; não estar grávida ou em fase de amamentação, e outros critérios técnicos que devem ser avaliados e discutidos com o oftalmologista.

Portanto, para realização da cirurgia refrativa, um cuidadoso exame deve ser realizado pelo oftalmologista especialista em Cirurgia Refrativa e as devidas orientações e dúvidas esclarecidas.

Hoje contamos com várias técnicas para realizar a cirurgia refrativa:


PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa)

O PRK consiste em uma das modalidades da cirurgia refrativa em que a aplicação do laser ocorre diretamente sobre o tecido corneano superficial, o que levava a um pós-operatório um pouco desconfortável e com tendência a uma cicatrização maior quando comparado ao LASIK. Com isso, no PRK a visão demora mais tempo para recuperação completa.
Durante o PRK a energia do excimer laser vaporiza o tecido corneano, permitindo esculpir a córnea e modelar sua curvatura para eliminar a miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Na técnica do PRK o olho é anestesiado com gotas de colírio anestésico e um aparelho é colocado entre as pálpebras para impedir que se pisque durante a cirurgia. Em seguida, o oftalmologista remove o epitélio, uma fina camada que recobre a córnea. Durante o PRK, deve-se olhar para a luz do Excimer para o laser ser aplicado e remodelar a forma da córnea. Terminada a aplicação do laser do PRK, o oftalmologista põe uma lente de contato terapêutica sobre a cornea operada, que será removida entre 2 a 5 dias.
Alguns pacientes poderão apresentar, no pós-operatório do PRK, embaçamento da visão por um período que varia de 1 a 15 dias e certo desconforto, até que o epitélio cicatrize e recubra a área tratada. Geralmente, gotas de colírio e analgésicos ajudam a reduzir o desconforto do pós-operatório do PRK. O resultado visual alcançado é avaliado num período que varia de algumas semanas a 3 meses em média, de acordo com as características de cicatrização de cada pessoa.
Nos últimos anos tem sido frequente o uso de uma substância chamada mitomicina associada ao PRK, especialmente nos casos de graus mais altos de miopia, astigmatismos e hipermetropias que não podem ser operadas através do Lasik. Esses casos, até então eram contraindicados e graças a essa associação (PRK com mitomicina) vem apresentando ótimos resultados.


LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis)

O LASIK consiste em outra modalidade de cirurgia refrativa e seu nome deriva da abreviação do termo inglês “laser-assisted in situ keratomileusis”. O LASIK começou a ser utilizado em cirurgias refrativas na década de 90 e tornou-se uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo.
A técnica do LASIK difere da PRK porque corrige a visão agindo em uma das camadas internas, ao invés de atuar na superfície da córnea. Com isso, a melhora da visão ocorre mais rapidamente, geralmente em 24 horas.
Na técnica do LASIK, após o olho ter sido anestesiado com colírio, um aparelho é colocado entre as pálpebras para impedir que se pisque durante a cirurgia. Em seguida, um instrumento chamado microcerátomo realiza um corte muito delicado e preciso na superficie da córnea com a finalidade de levantar uma fina camada (lamela). Esta mesma etapa pode ser realizada com outro tipo de laser chamado de Femtosecond Laser. Quando utilizamos o Femtosecond Laser em cirurgias refrativas, chamamos este procedimento de iLasik, ou seja todas as etapas da cirurgia são feitas à laser. Quando se utilizam os dois tipos de laser, o procedimento fica ainda mais seguro. Nos Estados Unidos a cirurgia refrativa realizada toda a laser (“bladeless”) é rotina há cerca de cinco anos.
Após a confecção da lamela deve-se olhar para a luz do Excimer para o laser ser aplicado e remodelar a forma da córnea. Por fim, a lamela é recolocada de volta ao lugar sem necessidade de pontos.


Lasik com microcerátomo e com femtosecond laser

Cirurgia Refrativa personalizada ou customizada
A Cirurgia Refrativa Personalizada é uma nova tecnologia desenvolvida para as Cirurgias Refrativas, tanto no PRK como no Lasik. Permite um tratamento mais preciso e personalizado para cada olho. Diferente do PRK ou Lasik convencional, a Cirurgia Refrativa personalizada varre pequenas imperfeições da superfície ocular, chamadas de aberrações. Portanto, o PRK personalizado e o Lasik personalizado superam o modo convencional, pois diminuem as queixas noturnas e em ambientes de baixa luminosidade.
Distúrbios de visão noturna com sintomas de ofuscamento e halos em torno da luz podem ocorrer após a cirurgia refrativa convencional. Diversos estudos correlacionam os distúrbios de visão noturna com o aumento das aberrações oculares de alta ordem e ao fenômeno da dispersão da luz através da córnea operada.

Para criar o programa que irá orientar a Cirurgia Refrativa Personalizada baseada em frentes de onda, é necessário fazer um exame chamado Aberrometria que calcula as imperfeições e as irregularidades da córnea, assim tornando a cirurgia única para cada paciente.


INTRALASE

O método Intralase é muito similar ao Lasik, porém não utiliza lâmina para a criação do flap corneano. Sendo assim, é mais seguro e menos invasivo.
 

PRESBILASIK

A presbiopia é definida como a perda da amplitude de acomodação relacionada à idade, ocasionando a dificuldade visual para perto. A correção da presbiopia normalmente se faz com o uso de óculos unifocais, bifocais, multifocais ou lentes de contato.
 
Embora satisfatório do ponto de vista oftalmológico, o uso de auxílios ópticos é percebido como algo indesejável para a maioria dos pacientes, especialmente para os emétropes, aqueles que ao longo da vida nunca precisaram de uma correção óptica e estão desabituados a tal uso.
 
Atualmente já existem programas que permitem ao Excimer Laser obter mudanças na curvatura da córnea, criando aberrações asféricas e que resultam em mudança na profundidade do foco. Com isso, ocorre uma redução ou, em alguns casos, até a eliminação dos sintomas da presbiopia.
 
O recurso tem resultado bom desde que o caso seja bem selecionado pelo oftalmologista, pois de acordo com as características, alguns casos não são aptos a receber este tipo de correção.

 




Visitas: 124

Linhares: (27) 996415047

Linhares: (27) 996415047

Fale Conosco

Marque uma consulta

Marque uma consulta

Facebook

Instagram