• O INSTITUTO

  • ESPECIALIDADES

  • PATOLOGIAS

  • EXAMES

  • CONVÊNIOS
  • CIRURGIAS

  • UNIDADES

  • CONSULTA
  • PUBLICAÇÕES

O que é Degeneração Macular Relacionada à Idade? - ICOL - Instituto Colodetti de Oftalmologia

O que é Degeneração Macular Relacionada à Idade?

A mácula é uma pequena área da retina responsável pela visão de detalhes. O comprometimento da mácula por uma lesão degenerativa, que surge com a idade, constitui-se na chamada degeneração macular. Quando a mácula é lesada, a visão torna-se embaçada e uma mancha escura cobrindo o centro da visão pode ser percebida. A degeneração macular afeta tanto a visão de longe como a visão de perto, podendo dificultar ou impedir atividades importantes como a leitura. Ocorre em pessoas com mais de 60 anos e é a causa mais comum de cegueira nesta faixa etária.

Existem duas formas de Degeneração Macular Relacionada à Idade:
 
Seca

É a mais comum e pode levar a baixa de visão central devido à atrofia, ou seja, formação de uma cicatriz na mácula. Não ocorre a formação de vasos anormais na mácula.
 
Úmida ou Exsudativa

Ocorre a formação de vasos anormais na mácula, que causam hemorragia, fluido e presença de proteína na mácula. Se não tratada precocemente, há formação de uma cicatriz na mácula.


Sintomas

Perda de visão para leitura,  dificuldade em reconhecer o rosto das pessoas, mancha escura na visão e distorção na visão, chamada de metamorfopsia.

 

Tratamento

Para os pacientes com a DMRI seca dá-se ênfase ao aporte nutricional feito pelo uso de complexos multivitamínicos específicos, o aconselhamento em relação aos hábitos alimentares e orientação quanto à exposição solar. As vitaminas antioxidantes das frutas e vegetais contribuem para a saúde dos olhos. A suplementação ajuda a garantir que você está recebendo uma variedade de vitaminas. 
Para aqueles indivíduos com a forma hemorrágica, existem os medicamentos chamados de antiangiogênicos. São medicamentos específicos para tratar as hemorragias causadas pelos vasos sanguíneos que foram gerados embaixo da retina e que, progressivamente, danificam a visão. 
Veja mais alguns tratamentos: 
Terapia anti-VEGF (Ranibizumabe ou Bevacizumabe): é realizada a injeção de medicações para bloquear o crescimento dos vasos anormais no fundo do olho. São necessárias pelo menos 3 aplicações mensais para a estabilização da doença.
 
Terapia Fotodinâmica: é a injeção de uma substância na veia, ativada com a luz de laser, que é aplicada no fundo de olho.
 
Fotocoagulação com laser: pode ser feito em lesões que não estão no centro da mácula, a fóvea.
 
A indicação de cada tratamento depende da avaliação médica com o Oftalmologista especialista em Retina.
 
Todo paciente com Degeneração de Mácula deve monitorar sua visão com a Tela de Amsler, uma vez por semana.

 




Visitas: 70

Linhares: (27) 3264-1826, 3371-1024

Linhares: (27) 9-9899-9514

Fale Conosco

Marque uma consulta

Marque uma consulta

Facebook

Instagram